XXIV Encontro Brasileiro de Usuários doSistemaDosvox
6 ao 9 de setembro de 2023
Porto Alegre, RS
União de Cegos do Rio Grande do Sul
UCERGS
Sua participação é fundamental!
Sistema Dosvox: tecnologia, movimento e protagonismo das pessoas com deficiência visual
1 – Introdução
Trata-se da realização do XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema Dosvox. O evento ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 6 e 9 de setembro de 2023 e pretende reunir cerca de 200 pessoas cegas ou com baixa visão de todo o país.
A organização desta edição está a cargo da União de Cegos do Rio Grande do Sul UCERGS, em parceria com o Instituto Tercio Pacitti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e da Associação Escola Louis Braille, de Pelotas, RS.
A logística para realização do evento é complexa e exige colaborações diversificadas. O público apresenta diversas peculiaridades, tais como locomoção diferenciada, necessidade de voluntariado para assessoria, entre outras demandas. A organização exige desembolso de gastos com passagens aéreas, ajuda de custo para palestrantes, alimentação, hospedagens, transporte para os locais de realização do evento, dentre outras despesas.
Por outro lado, trata-se de um evento de grande porte, realizado de forma independente, por instituições sem fins lucrativos, cuja organização está a cargo de voluntários. Não existem empresas privadas ou organizações públicas com aporte definido de verbas para o evento, a não ser aquelas conseguidas por meio de apoios. Nesse contexto, fontes de apoios financeiros ou materiais são essenciais para arcar com os altos custos da iniciativa.
- – O que é o Dosvox?
O Dosvox é um sistema para computadores que fala todo o conteúdo apresentado na tela, por meio de mensagens pré-gravadas ou pela sintetização de voz. Para que o usuário cego tenha acesso ao teclado e consiga inserir comandos e informações nos programas do computador, o Sistema soletra o que a pessoa com deficiência visual digita. Este método possibilita a elaboração de textos e a realização dos procedimentos necessários à utilização dos mais diferentes aplicativos de um computador. Em resumo, o Dosvox possibilita que uma pessoa cega ou com baixa visão utilize o computador com autonomia e realize todas as atividades comuns executadas em um computador.
O Sistema Dosvox foi criado em 1993 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. A idéia surgiu quando um aluno cego, chamado Marcelo Pimentel, decidiu cursar informática na referida universidade. Na disciplina de Computação Gráfica, ministrada pelo professor José Antônio dos Santos Borges, surgiu um grande problema, já que com os métodos existentes naquela época, seria muito difícil ensinar os conteúdos ao aluno cego.
Professor e aluno reuniram-se, então, em torno da idéia de desenvolver um software que auxiliasse pessoas cegas na utilização dos computadores. Assim, criaram uma forma em que o computador, por meio de gravações e com um sintetizador de voz, fala ao usuário os conteúdos apresentados no vídeo e possibilita que este manuseie o teclado normalmente, como todos os demais usuários de computadores.
O Sistema Dosvox atualmente é composto por mais de cem programas, que possibilitam a realização de múltiplas tarefas no computador: edição de textos, leitura de arquivos digitalizados, acesso a internet (e-mail, navegação em sites, uso de ferramentas como YouTube e Google), impressão em Braille e em sistema comum (à tinta), acesso a jogos, entre outras. O Sistema pode ser baixado gratuitamente no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro e conta com aproximadamente 60 mil usuários nas mais diversas regiões do Brasil. O software também possui uma tradução para idioma espanhol, o que possibilita o uso por parte das pessoas cegas dos países da América Latina, aumentando de forma significativa o número de usuários atendidos pela ferramenta.
Todas as informações a respeito do Sistema Dosvox, como demonstrações em vídeo, matérias jornalísticas, textos técnicos, histórico, entre outras, podem ser obtidas no seguinte link: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox
Neste mesmo endereço eletrônico, podem ser baixadas as versões disponíveis do Sistema Dosvox para o sistema Windows. Os downloads são gratuitos e abertos a qualquer interessado. O Sistema Dosvox é um software livre e de código aberto.
- – O que é o Encontro Dosvox?
Com o lançamento do Sistema Dosvox em 1993 e, posteriormente, com o surgimento da internet e das ferramentas do próprio Sistema que propiciaram o acesso à rede mundial de computadores também por parte das pessoas cegas, formou-se uma comunidade de usuários em todo o território nacional. Aos poucos, deficientes visuais das mais diversas partes do país começaram a se comunicar, a partilhar vivências e a dividir experiências sobre suas dificuldades cotidianas.
Nasceu, então, a idéia de reunir, anualmente, parte destas pessoas, para que as vivências partilhadas por meio das ferramentas virtuais fossem também divididas de forma pessoal. Criou-se o sentimento de que aqueles múltiplos abraços dados por meio de chats, listas de discussão ou outras formas de comunicação pela internet, deveriam se tornar reais. Tem sido assim desde 1996, quando foi realizado o I Encontro Dosvox na cidade do Rio de Janeiro, onde foi criado o Sistema.
Até o ano de 2003, os eventos continuaram com sede definida, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente, para que usuários das mais diversas regiões do país tivessem a mesma oportunidade de participação, descentralizou-se a realização: um usuário ou um grupo de usuários candidata sua cidade para receber o evento e fica responsável pela organização.
Baseado neste modelo, o Encontro Dosvox já passou por Vitória (Espírito Santo), Joinville (Santa Catarina), Fortaleza (Ceará), São Paulo (São Paulo), Cascavel (Paraná), Goiânia (Goiás), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas), Uberaba (Minas Gerais), João Pessoa (Paraíba), Recife (Pernambuco), dentre outras localidades.
Esses eventos foram responsáveis por uma intensa troca de conhecimentos e vivências de milhares de pessoas cegas e com baixa visão, além da inclusão de um número muito grande de deficientes visuais no mundo das tecnologias. É possível dizer que os Encontros Dosvox contribuíram e contribuem até hoje com o incremento da cidadania das pessoas cegas no Brasil.
De forma geral, realizam-se dois ou três dias de palestras, oficinas e atividades de lazer e de integração, com o objetivo de fomentar o sentimento de comunidade e de fortalecimento de laços afetivos entre os usuários, além de propiciar o conhecimento a respeito das novidades implementadas no Sistema Dosvox e oferecer informações sobre outras ferramentas de informática que possam ser utilizadas por pessoas cegas. Institucionalmente, o Encontro conta com o apoio dos desenvolvedores do Sistema Dosvox, que sempre estão presentes nas atividades, mas todas as fases da organização e a logística para os eventos são de responsabilidade dos próprios usuários que propuseram a realização naquela localidade, seja por conta própria, seja a partir de entidades promotoras e parceiras.
Em 2022, quando da realização do XXIII Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema Dosvox, na cidade de Recife, a União de Cegos do Rio Grande do Sul – UCERGS, surgiu como proponente para sediar o evento em 2023, na cidade de Porto Alegre, no que recebeu apoio majoritário.
4 – Descrição do evento
O XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema Dosvoxserá constituído de palestras, mesas-redondas, conferências e oficinas sobre os aplicativos do Sistema Dosvox e também sobre outras tecnologias utilizadas por pessoas cegas. Como atividades paralelas às desenvolvidas em auditórios e salas de oficina, pretendendo apresentar o que há de mais moderno em relação ao universo tecnológico para pessoas com deficiência visual, haverá promoção de visitas culturais, shows musicais e festas, cujos objetivos são o enriquecimento cultural do público com deficiência visual e a integração entre os participantes.
Apesar da programação ainda não estar definida, por depender, inclusive, da quantidade de apoios financeiros ao evento, apresentamos, abaixo, um descritivo geral das atividades pretendidas para o Encontro.
No dia 6 de setembro, a partir das 15h, haverá o acolhimento e credenciamento dos participantes, já no hotel onde será realizado o evento. À noite, a partir das 19h, será realizada a solenidade de abertura, com presença de autoridades, da organização e de integrantes da equipe do Projeto Dosvox. Logo após, haverá uma atividade cultural a ser definida conforme a possibilidade de logística, mas que deve contar com a apresentação de artistas com deficiência visual e com uma orquestra. Em seguida, será oferecido um coquetel aos participantes, como forma de recepção e integração.
O segundo dia do Encontro, quinta-feira (7/9), será dedicado a palestras no auditório principal do evento. A programação contemplará conferências sobre a história, os avanços e as perspectivas do Projeto Dosvox, reflexões sobre o movimento de pessoas com deficiência visual em âmbito estadual e nacional, apresentação sobre recursos dos sistemas IOS e Android para pessoas cegas, demonstração do funcionamento de impressões com tecnologia 3D, conferência sobre o uso pedagógico do sistema Dosvox na educação e apresentação e
demonstração de tecnologias assistivas úteis ao dia-a-dia de pessoas cegas ou com baixa visão.
O terceiro dia do Encontro, sexta-feira (8/9), também será dedicado a atividades em auditório. Neste dia, devem ser apresentadas palestras e conferências relativas à mobilidade de pessoas com deficiência visual, incluindo-se o uso dos cães-guia, bem como sobre as tecnologias utilizadas na educação inclusiva, na inserção de pessoas cegas no mercado de trabalho e nas chamadas “casas inteligentes”. Ainda haverá atividades a respeito das políticas públicas atuais voltadas a pessoas com deficiência e uma palestra que abordará a trajetória do sistema Dosvox nos seus trinta anos de existência.
No quarto dia de evento, sábado (9/9), serão oferecidas oficinas sobre diferentes tecnologias utilizadas por pessoas cegas, tais como o leitor de telas NVDA, bem como softwares utilizados para a leitura de livros acessíveis. Também haverá uma atividade de encerramento, ainda a ser planejada.
O XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Dosvox é promovido pela União de Cegos do Rio Grande do Sul – UCERGS, em parceria com o Instituto Tercio Pacitti, da Universidade
Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e com a Associação Escola Louis Braille, de Pelotas, RS.
5 – Objetivos da realização do evento em Porto Alegre
5.1 – Objetivos gerais
- Proporcionar inclusão social por meio do acesso à tecnologia;
- Propiciar momentos de troca de experiências e integração com pessoas que também possuem deficiência visual;
- Contribuir para a afirmação de direitos e de acesso à informação do público com deficiência visual;
- Estimular o turismo e o acesso à cultura e ao lazer das pessoas com deficiência visual.
5.2 – Objetivos específicos
- Trazer um número entre 150 e 200 pessoas, provenientes das mais diversas localidades do Brasil, usuárias do Dosvox, a Porto Alegre;
- Realizar atividades como palestras, mesas de debate, conferências e oficinas sobre o Sistema Dosvox e seus aplicativos, bem como sobre outros sistemas de informática utilizados por pessoas cegas;
- Fomentar a troca de informações entre os usuários sobre os programas relacionados ao Dosvox e sobre outras ferramentas de informática também utilizadas por deficientes visuais;
- Viabilizar o aumento de multiplicadores com capacidade de ensinar e introduzir o Dosvox nas diversas áreas da vida social das pessoas com deficiência visual, tais como educação e trabalho;
- Executar eventos de turismo, como festas, visitas culturais guiadas e shows musicais, que enriqueçam culturalmente os usuários participantes do Encontro;
- Proporcionar conhecimento sobre a região sede do evento, para gerar enriquecimento cultural aos participantes;
- Gerar receita proveniente de consumo na área do turismo à Porto Alegre e região.
7 – Sugestões de participação
Todas as formas de contribuição para o evento são muito importantes, por tratar-se de uma promoção independente, não ligada a qualquer tipo de patrocínio oficial. Entretanto, sugerimos, abaixo, algumas cotas de participação em dinheiro, com o objetivo de propiciar, também, a divulgação dos contribuintes como patrocinadores durante as atividades do evento. Apresentaremos as contrapartidas oferecidas pela organização do Encontro Dosvox, de acordo com suas possibilidades. O contribuinte, é claro, tem a livre opção de não obter qualquer exposição como patrocinador, se assim desejar. Também aceita-se contribuições não monetárias, tais como oferta de coffe-breacks, fornecimento de materiais gráficos impressos ou de veículos para transporte dos participantes do encontro.
Ressalta-se, no entanto, a importância das contribuições em dinheiro, diretamente, ou indiretamente, por meio do patrocínio de inscrições, muito importantes para que consigamos proporcionar a participação no Encontro de pessoas cegas que não possam arcar com esse custo. O objetivo da organização é distribuir essas inscrições de acordo com o nível de necessidades financeiras dos participantes, notadamente no grupo de pessoas mais jovens, para maior promoção da inclusão tecnológica e da aquisição de conhecimentos sobre ferramentas que poderão ter papel muito significativo nas suas trajetórias.
O valor individual das inscrições para o XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Dosvox será de R$ 130.
Sugerem-se aos contribuintes os seguintes valores de cotas:
7.1 – Cota 1: R$ 500 ou o patrocínio de cinco inscrições
Para esta colaboração, a organização do Encontro Dosvox em Porto Alegre oferecerá citação do nome do contribuinte (pessoa física ou jurídica) nos materiais impressos do evento (tanto em Braille como à tinta). a inscrição do nome será apenas por extenso, sem logotipos ou slogans.
7.2 – Cota 2: R$ 1000 ou patrocínio de dez inscrições
Aos patrocinadores que optarem por contribuir com este valor de cota, serão proporcionadas citações nos materiais impressos do evento, com logotipo, slogans e forma de contato (sites ou telefones), caso desejem.
7.3 – Cota 3: R$ 4000 ou patrocínio de 30 inscrições
Os contribuintes que optarem por oferecer este valor ao Encontro Dosvox terão seus nomes citados em todos os materiais impressos do evento, com logotipo, slogans, formas de contatos (sites e telefones), além de serem citados nominalmente durante a realização das atividades do evento (abertura e intervalo entre as palestras).
7.4 – Cota 4: R$ 6000 ou patrocínio de 50 inscrições
Para este valor de contribuição, o Encontro Dosvox oferece as citações dos patrocinadores em todos os materiais impressos do evento, com logotipos, slogans e formas de contato, além de citação nominal durante as atividades (abertura e intervalo entre as palestras). Também existirá a possibilidade de fixação de baners nas dependências em que serão realizadas as atividades do Encontro. Os patrocinadores vinculados a estas cotas terão, ainda, direito a espaço para exposição de seu trabalho durante as atividades no auditório. Estas exposições possuirão tempos definidos pela organização do Encontro Dosvox. Os momentos mais adequados para as exposições serão definidos pela organização do evento, em conjunto com os próprios interessados.
7.5 – Cota 5: R$ 10000 ou patrocínio de 80 inscrições
Para os contribuintes vinculados a este valor de cota, serão oferecidas todas as contrapartidas referidas nas cotas anteriores, com o acréscimo da divulgação em veículos de mídia em que o Encontro Dosvox seja citado. Nomes, slogans e formas de contato dos contribuintes serão referidos em releases enviados a veículos de mídia e durante outras divulgações proporcionadas por jornais, rádios, televisões ou portais de internet, como entrevistas, notícias, programas de debates, entre outras.
Estes patrocinadores serão sempre citados como contribuintes principais do Encontro Dosvox. A Comissão Organizadora do evento tem como objetivo a realização de trabalho especial de divulgação junto à imprensa, com envio de materiais e comparecimento dos promotores do evento em veículos de comunicação, com o objetivo de gerar publicidade gratuita e positiva na mídia de Porto Alegre e região.
Lembramos que o uso do computador por pessoas cegas é um tema com grande potencial de divulgação, já que desperta bastante interesse em jornalistas e demais agentes midiáticos. Os responsáveis pelo Sistema Dosvox estarão em Porto Alegre e poderão comparecer pessoalmente a veículos de imprensa com esta finalidade.
Porto Alegre, 09/03/2023
Comissão Organizadora do XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema Dosvox
Presidente da Comissão: AdilsoLuis Pimentel Corlassoli
Presidente da Associação Louis Braille- Pelotas: Dilmar Cunha Rodrigues
Demais integrantes: Antônio Muniz, Danielle Rodrigues, Everaldo Carniel, Francis Guimarães, Leopoldino Subeldia Monteiro, Marcio Fumaco, Juliana Peracini da Costa, Juliano Machado dos Santos.
E-mail: dosvox2023@ucergs.org.br