Sobre

Bem Vindo a União de Cegos do Rio Grande do Sul.

 

logotipo UCERGS forma de olho no centro pessoas de mãos dadas em circulo redor do planeta, Ucergs em braille no topo e abaixo em letras maiúsculas

A União de Cegos do Rio Grande do Sul – UCERGS, é uma Entidade sem fins econômicos, fundada em 16 de dezembro de 1984, por um grupo de pessoas com deficiência visual preocupados com a educação, habilitação, reabilitação e inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão do nosso estado. Nestes 36 anos de existência a UCERGS vem buscando cumprir com seus objetivos, lançando mão das colaborações espontâneas e, fundamentalmente projetos aprovados e convênios com o setor público.
Em um terreno cedido pela Prefeitura de Porto Alegre, estamos com o prédio da sede e salas de atendimento funcionando, além de estarmos com o segundo andar necessitando do acabamento para também estar em condições.
No terceiro andar foi inaugurado em dezembro de 2019 o nosso salão de eventos Bolivar Anoni, neste andar contamos com banheiros adaptados e coletivos feminino e masculino, uma churrasqueira, com uma pequena cozinha para a realização de eventos e confraternizações. E no andar térreo estão funcionando serviços de Atendimento Social e Psicológico, Orientação e Mobilidade, Informática Adaptada e Assistiva, além das oficinas de Braille, Violão e Atividades da Vida Diária. Nesta estrutura, contamos com banheiros coletivos masculinos e femininos, além de uma sala pré-equipada com materiais, onde já funcionou o Serviço de Estimulação Precóce.
Historicamente, a UCERGS participou dos movimentos de garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual em âmbito local, regional e nacional, com atuação destacada nas respectivas Federações.
Atualmente, a Entidade possui 02 (dois) Termos de Colaboração com a Assistência Social, ambos com a Prefeitura de Porto Alegre.
Além de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência visual e dar assessoria e suporte as respectivas famílias, a UCERGS proporciona a convivência de pessoas com e sem deficiência, mostrando o caminho trilhado por pessoas com a mesma deficiência e que tiveram alcançada sua inclusão social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Pular para o conteúdo