Serviços Oferecidos:

ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
As aulas de orientação e mobilidade têm o objetivo de ensinar às pessoas cegas e com baixa visão a se locomoverem com autonomia e independência, o que também tem muito a contribuir para o aumento de sua autoconfiança e autoestima, além de sua integração biopsicossocial, viabilizando seus direitos e cidadania.

AVD – atividades de vida diária.
As aulas de Atividades da vida diária tem o objetivo de proporcionar à pessoa com deficiência visual condições para que, dentro de suas potencialidades, possa formar hábitos de autossuficiência que lhe permitam participar ativamente do ambiente em que vive, como  os hábitos à mesa, a postura, a adequação para se vestir e a higiene pessoal, organização e limpeza do ambiente, manuseio com dinheiro, compras, uso de medicamentos, entre outras atividades do cotidiano,  buscando-se sempre a maior autonomia e inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

INFORMÁTICA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS:
As aulas tem por objetivo apresentar às pessoas com deficiência visual as tecnologias assistivas e recursos de informática disponíveis, ensinando aqueles que são do interesse e necessidade de cada aluno, em especial a digitação, a utilização de leitores de tela para computadores, como NVDA e Jaws, softwares de edição de texto, planilhas, slides e áudio, navegação na Internet, utilização de smartphones com os sistemas IOS e Android e seus aplicativos, dentre eles os que foram criados especialmente para auxiliar no dia a dia da pessoa com deficiência visual, como leitores de dinheiro, detectores de luminosidade, aplicativos de reconhecimento de texto impresso, entre outros.

OFICINA DE VIOLÃO:
As aulas, que podem ser individuais ou em pequenos grupos, tem  o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades referentes a musicalidade, como  técnicas interpretativas, rítmica corporal e percepção espacial do instrumento.

OFICINA DE LEITURA E ESCRITA DO SISTEMA BRAILLE:
As aulas da oficina de leitura e escrita em Braille Visam promover experiências lúdicas, individuais e coletivas, em que o Sistema Braille seja compreendido como escrita, privilegiando uma visão ampla e contextualizada sobre os usos sociais e culturais da escrita e da leitura.

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO:
O acompanhamento psicológico, durante o processo de reabilitação, é necessário para auxiliar o indivíduo a lidar com o luto pela perda da visão, trabalhando suas potencialidades e buscando a motivação interna para iniciar uma nova etapa de mudanças e adaptações. Visa  orientar  e acompanhar  as demandas dos usuários com deficiência visual e seus familiares.

SERVIÇO SOCIAL.
Este serviço tem o objetivo de viabilizar os direitos e deveres dos usuários de nossa instituição , para o exercício de cidadania participativa. Realiza encaminhamento aos benefícios sociais, como passe livre e benefício de prestação continuada, junto a rede da Assistência Social. Além disso, trabalha na elaboração de projetos sociais com vistas à melhoria e ampliação dos serviços oferecidos pela instituição a pessoa com deficiência visual e sua família.

Biblioteca
Nossa biblioteca oferece um grande acervo de livros em áudio e em Braille, como livros didáticos de disciplinas diversas, livros de caráter técnico e de literatura para adultos e crianças. Estamos em constante expansão e o acesso é gratuito para usuários e associados.

Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência visual.

Maiores informações pelo telefone: (51) 3328-1644
E-mail: ucergs@ucergs.org.br ou diretamente na sede da Instituição.